sexta-feira, 29 de julho de 2011

Relacionamento Interpessoal - Super Secretária Executiva


Relacionamento interpessoal


Nos secretárias lidamos com todo tipo de pessoas, sejam eles executivos, fornecedores, clientes e até mesmo colegas de trabalho. Saber “lidar” com as pessoas e ter um bom relacionamento interpessoal pode ajudar e muito a sua carreira.
A secretária executiva é um dos profissionais que melhor sabe conviver em grupo, pois esta habituada a trabalhar com todos os tipos de pessoas o tempo todo. Hoje as empresas não buscam somente um bom currículo ou uma boa formação. Buscam profissionais que sabemtrabalhar em equipe e ter uma boa relação com colegas de trabalho pode te tornar um profissional admirado por todos.
Nos relacionamentos pessoais é fácil lidar com as pessoas, pois podemos escolher com quem queremos nos relacionar, não é mesmo? Isso já não acontece nos relacionamentos profissionais.
Quando somos contratados para trabalhar em uma empresa temos que ter em mente que vamos encontrar pessoas de todos os tipos, com histórias, religiões e crenças diferentes e é preciso respeitá-las do modo que são.
Antes de qualquer coisa você precisa aceitar que ninguém é igual a ninguém. Cada pessoa tem seu modo de ser e agir, porém, no ambiente de trabalho é preciso haver uma cooperação para que consigam conviver em harmonia.
Quando há problemas internos de relacionamento sabemos que isso interfere e muito na qualidade do trabalho, por isso é preciso tentar respeitar o jeito de ser de cada um. Conhecer as qualidades, respeitar o seu pensamento e seu ponto de vista.
A secretária é a pessoa que mais sofre com esse tipo de coisa, pois esta envolvida com todos da empresa, queira ela ou não. Sofre com pessoas grosseiras, que não agradecem ou quando solicitam alguma coisa falam como se tivesse mandando. É nessa hora que é preciso exercitar a tolerância e a paciência para não acabar estressado e prejudicando a sua saúde.
Busque conhecer as políticas da empresa, o organograma e respeite sempre a hierarquia.
Tem dificuldade de lidar com determinada pessoa? Lembre: jamais faça algo a alguém que não queira que façam contigo.
Trate todos educadamente com um “bom dia”, “muito obrigada”, “por gentileza”… educação é super secretárias!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Etiqueta Profissional - Viagens corporativas

Viagens corporativas

Vai viajar pela empresa? Lembre-se de que estará representando a empresa em que trabalha. Educação e elegância devem ser a marca do seu relacionamento. Lembre disto no trato com todos, do porteiro ao diretor.
Viagens corporativas costumam ser cansativas e desgastantes por sua agenda cheia e apertada. Nos momentos de liberdade, procure descansar e relaxar para que esteja 100% no próximo compromisso.
Vai viajar de avião? Procure pesquisar a melhor companhia aérea e a melhor tarifa. Se for a responsável pelas compras, já deixe seu bilhete garantido.
A mesma regra vale para o hotel. Pesquise aquele que fica mais próximo do endereço aonde você precisa ir. Tome cuidado para não optar por um hotel com uma tarifa mais barata mas não muito bem localizado. Isto faria você gastar mais em taxi e a economia pode ir por água abaixo. Vale a dica!
Tenha sempre na bolsa algo como barras de cereal. Você não sabe como será o seu dia e elas podem lhe ajudar nos momentos em que a fome bater e você não puder sair para fazer um lanchinho.
Atenção na sua bagagem! Procure levar roupas básicas, com as quais você consiga montar vários looks com as mesmas peças. Por exemplo: um calça social preta pode ser facilmente utilizada com uma camisa branca, uma colorida, uma listrada. Esta mais frio? Leve somente um casaco mais grosso para colocar por cima. Nada de levar meio guarda roupa, ok? Se for possível, opte por uma mala menor, que caiba no bagageiro de mão. Assim você evita aqueles minutos perdidos esperando para retirar a bagagem no aeroporto.
Vai fazer uma viagem internacional? Procure conhecer as regras de etiqueta do país visitado e não esqueça de que é você quem deve se adequar a eles, não o contrário. Verifique também se é necessário tomar alguma vacina. Dependendo da região, é necessário.
Precisa tirar visto e fazer passaporte? Aqui já demos algumas dicas importantes para isso.
Agora você precisa organizar a viagem para um diretor? Confira aqui.
É isso, secretária. Aproveite a viagem e não esqueça de levar os cartões de visita!
Fica um agradecimento especial para a Taís Fagundes, que foi quem nos sugeriu o tema. Obrigada Taís! =D

terça-feira, 26 de julho de 2011

Etiqueta Profissional - Super Secretária Executiva


Lições de etiqueta profissional – parte I

Muitas pessoas tem uma visão errada sobre etiqueta, pensando que é somente aquele monte de pratos, talheres, taças na mesa, não é mesmo? Pois engano seu! Etiqueta vai muito além disso.
Para entender o que é etiqueta é simples: se você esta na sua casa e resolve acender um cigarro. Até aí tudo bem, não há problema nenhum nisso, mas, se por um acaso você esta no escritório onde há várias pessoas, isso afeta as demais e é aí que é preciso ter o bom senso, ter etiqueta profissional.
Muitas pessoas vivem como se o mundo fosse feito só para elas, não pensam e não respeitam o espaço dos demais. Por exemplo, você adora ouvir música alta na sua casa, tudo bem, quem não gosta às vezes para relaxar e se distrair não é mesmo? Porém, o seu vizinho pode não curtir o mesmo tipo de música que você ou então para piorar ainda mais a situação, tem criança pequena em casa que costuma dormir várias vezes durante o dia, já pensou? Procure pensar nas pessoas que estão a sua volta, ser educado não custa nada!
Etiqueta é isso, serve para que todos vivam de uma forma civilizada. Não é apenas porque é chique ou esta na moda, e sim, um conjunto de princípios que faz com que cada um respeite o espaço do outro.
Confere algumas lições de etiqueta profissional que pode ajudar você a ser ainda mais super:
1- Use, mas não ABUSE: Tenha sempre em mãos seus cartões de visita, mas seja seletivo ao distribuí-los.  Afinal, eles contem informações sobre você.
O jeito correto de usar cartões pessoais e profissionais ainda confunde muita gente. No seu cartão profissional deve conter todas as informações necessárias para que o contato tenha continuidade, por exemplo, nome completo, cargo, endereço com o CEP, telefones com o DDD e e-mail. Jamais mande colocar no seu cartão de visitas o número do seu celular. Quando você achar conveniente você mesmo anota a mão. Claro que tem uma exceção caso seu celular seja o seu telefone comercial.
Opte por cartões discretos. Os pessoais na cor pérola e branco com fontes na cor azul marinho ou preta são super elegantes.
Quando for entregar seu cartão há alguém, cuide para entregar com a parte impressa sempre para cima, assim, a pessoa que esta recebendo pode ler o que esta escrito.
Se você é conhecida pelo sobrenome, peça para colocar ele em destaque, como negrito ou itálico.
Durante uma reunião controle a ansiedade para entregar seu cartão ao executivo principal. Cabe a ele tomar a iniciativa.
Cartão com foto? Isso nós deixamos somente para aquelas pessoas que trabalham numa empresa de filmes fotográficos.
Evite cartões coloridos ou com figuras/desenhos a não ser que você seja design. Hoje há muitos tipos de cartões, mais lembre sempre que o menos é mais.
É importante que você guarde em um porta-cartão os cartões de seus contatos. Assim você mantêm tudo organizado e quando vir a precisar, sabe exatamente onde procurar.
2- Aproveite, pero NO MUCHO: você deve se divertir nas festas da empresa, claro, afinal, o objetivo principal delas é a integração dos funcionários ou comemoração. Mas tome muito cuidado para não passar dos limites.O final do ano é a época de maiores números de festas e algumas pessoas acabam passando dos limites, e outras ainda pensam que os excessos serão perdoados. Mas estão enganados. Você ainda pode acabar virando alvo de piadinhas dentro da empresa por causa desse deslize.
3- Grosso, EU?! Espero que as secretárias aqui do blog não façam parte desse time, né? Afinal, devemos sempre ser educadas e discretas.
Na empresa sempre tem aquela pessoa que esta pronta para fazer aquele comentário sobre os outros, que muitas vezes é incapaz de olhar para si mesmo. Existe muitos tipos de pessoas grosserias, por exemplo o chaminé, que é aquela que mesmo trabalhando em uma sala onde todas as janelas são lacradas por causa do ar condicionado insiste em fumar e ai daquele que reclamar. Totalmente sem noção heim.
E as cheirosas? É aquela pessoa que se entope de perfume e que todo mundo sabe que ela chegando antes mesmo dela abrir a porta. Isso é sério secretárias, imaginem vocês trabalhando um dia todo com um perfume que até pode ter um cheiro bom, mas que no final do dia vai lhe trazer uma boa dor de cabeça e nesse caso, nem a Neusa pode ajudar.
nervosinho é aquele profissional que esta sempre a ponto de explodir com o primeiro que cruzar o seu caminho. Acha que somente ele tem problemas a resolver e que todo mundo tem que entender.
4- Chique até debaixo d’água: secretária, problemas todo mundo tem, uns piores e outros um pouco menos, mas isso não é motivo nenhum para falta de educação. Esta com problemas na família? Converse com seu superior e explique a situação (sem detalhes), converse também com seus colegas mais próximos que trabalham contigo diariamente, eles com certeza entenderam essa fase. Doença? Procure o médico da empresa e veja se consegue alguns dias de licença, assim você se recupera e volta com tudo. Mais cuidado para essas coisas não virarem rotina. Nada mais deselegante que aquela pessoa que só sabe reclamar e se lamentar da vida.
Passou a noite chorando e esta com aquelas olheiras horríveis? Recorra para a maquiagem, bolsas de água gelada ou chás para desinchar os olhos. O que não pode acontecer é que na manhã seguinte as pessoas lhe perguntem o que houve, porque aí já sabe, é aquela choradeira novamente.
5- Deslizes de verão: você pode e deve colocar as “manguinhas de fora”, afinal, usar blazer no verão é uma tarefa quase impossível. Mas tome muito cuidado aqui para não comprometer a sua imagem.
Ficar elegante num calor de mais de 30 graus não é nada fácil, ainda mais que calor e verão pedem roupas leves e frescas. Mais isso não quer dizer que você pode usar aquela saia curta ou aquele shortinho de passear na praia na empresa, como eu disse “passear na praia”.
Para nós mulheres nada de barriga de fora, transparência, roupas coladas demais. Deixe tudo isso para o final de semana. Evite também rasteiras, elas são ótimas para um passeio no parque. E vale lembrar: unhas das mãos e pés devem estar impecáveis assim como os cabelos bem limpos. Atenção redobrada também na depilação. Use um bom desodorante e cuidado mais uma vez com o perfume. Verão pede roupas e calçados frescos e um perfume refrescante, eles geralmente são auto-astral, pelo menos comigo =]
Acompanhe os próximos posts com mais lições de etiqueta… será super!