quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Arte de escrever bem - Secretária Executiva

Redação nota 10!

Vamos falar mais um pouco sobre este tema que causa dor de cabeça em alguns só de pensar:redação. Já falamos sobre a escrita em “escreva melhor”, mas seja em vestibulares, concursos ou seleções de emprego, ela nunca sai de moda, e por isso, não temos como escapar dela. Acompanhe nossas dicas para criar textos claros e eficazes, para o mercado de trabalho ou para o ambiente escolar.
1- Cuidado com a gramática!
Muitos pensam que o fato de não cometer erros de português já garante uma redação nota 10.  Mas a coisa não é bem assim: escrever corretamente não é considerado uma habilidade, mas sim uma obrigação! Antes de uma meta, é um pressuposto. Quem examina redações em concursos, vestibulares e processos seletivos tende a supor que o redator seja capaz de conhecer e reconhecer a linguagem, sabendo utilizá-la para comunicar-se em diferentes situações, conforme a exigência do contexto. É preciso saberacentuar, concordar verbal e nominalmente, utilizar conectivos, pronomes e verbos. È interessante evitar expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “quem sabe”, pois mostram dúvidas e podem colocar em risco sua credibilidade. Acima de tudo, é preciso usar uma linguagem simples, que não exija do leitor esforço de decifrar colocações complicadas. Torne as frases leves e curtas, sendo claro, seguindo a ordem direta e apresentação do assunto, sem inversão de dados e de opiniões.
Dica: Para tudo isso, é necessário uma dose de leitura diária!
2 – Cerque-se de fontes!
Uma boa redação é muitas vezes aquela em que se soube manejar uma coletânea de textos de apoio, mas fazendo isso com sabedoria, sem simplesmente copiar as informações. Textos devem ser usados como referência para que se possa encaminhar a própria produção, e não como uma fonte de trechos para se copiar. Consultar diferentes fontes, entender as ideias que provêm delas, e produzir o texto de acordo com os limites impostos pelas informações que você buscou é um exercício importante, pois pode dar segurança e qualidade aos nossos textos.
3- Busque um raciocínio lógico
Para que uma redação seja considerada nota 10, deve apresentar ideias que permitam ao leitor uma compreensão exata do que se pretendeu escrever. Cabe ao redator dar um caminho ao raciocínio, criando um sentido entre as etapas da redação que está construindo; sempre com muita atenção para manter a estrutura e o tema solicitados pela proposta de produção textual.
Tenha cuidado para organizar os parágrafos, agrupando as frases de acordo com o conteúdo expresso por elas. Desta forma, a leitura torna-se mais clara e sem dispersão. Outro fator importante na composição do raciocínio é a presença de um bom vocabulário: evite a repetição de palavras e procure usar sinônimos para evitar a repetição de palavras. Com os conectivos, por exemplo, ao invés de utilizar “mas” ao longo do texto todo, procure usar palavras que cumpram a mesma função e tenham o mesmo sentido, como “porém”, “entretanto”, “contudo”.
4- Concilie tema e proposta
Seja qual for a sua opinião sobre o tema proposto, simplesmente a defenda. Busque ser sensato(a) e evite radicalismos e
pontos polêmicos. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos que tem e os argumentos que tem para defendê-los. É importante lembrar que, muitas vezes, o tema exige um senso de observação aguçado, pois em alguns casos, é preciso interpretar a proposta de redação, que não apresenta-se explícita. Temas “filosóficos” e “comportamentais” tendem a ser mais complexos, exigindo, portanto, maior atenção.
5 – Recorra aos esboços
Textos que não passam por um projeto prévio são os que mais costumam apresentar problemas. Mas o que seria um projeto de texto? É projetar aquilo que se vai escrever: limitar o texto às exigências do público que lerá o texto, balanceando com o que se sabe e pode trabalhar. Assim, no caso dos textos argumentativos, o primeiro passo é elaborar sua tese, a ideia que vai ser exposta e defendida. Em seguida, buscar as argumentações, que devem ser bem conduzidas para defender sua tese. Procure fazer este projeto de modo a compor um esquema, para que não esqueça de incluir pontos importantes quando tiver a versão definitiva de seu texto. A conclusão pode ser projetada desde o início, para que imagine quando e como terminar o trabalho.
6 – Seja coerente
Uniformidade deve ser a palavra-chave. A ideia que norteia seu texto não pode ser contraditória. A boa redação prima pela coerência, portanto, apresente argumentos coerentes e mantenha-se firme na opinião por você apresentada. Apresente apenas argumentos que tenham fundamento, não tente escrever o que você “acha” ou não tem certeza. Coisas do tipo “todos os políticos são desonestos”, “toda mulher usa batom”, tendem a levar ao descrédito.
Seja objetivo. Numa seleção de emprego com tema livre, por exemplo, convém falar da carreira, de profissão, da área de atuação ou de atualidades. Redações com tema indistinto, como “Minhas férias”, ou muito confessionais, indicam falta de objetividade.
7- Evite fórmulas
Acredite: não há fórmulas mágicas para se escrever uma redação. Muitas pessoas colecionam técnicas e mais técnicas, que se não forem bem conduzidas, descaracterizam o texto.É evidente que não se pode eliminar as técnicas na composição de um texto, mas é fundamental que sejam bem empregadas, com sentido e bem fundamentadas.
É preciso evitar, por exemplo, o uso de frases de efeito, pois tendem a permitir interpretações apressadas, e muitas vezes indesejáveis.
Na dúvida, evite usar termos em inglês. É recurso usado muitas vezes de forma inábil, como sinalização de status e conhecimento com que nem sempre se está familiarizado. Corre-se o risco desnecessário de errar a grafia, e pecar pelo uso desnecessário de estrangeirismos.
Nada de decorar trechos de obras, para depois simplesmente inserí-las no seu texto. Lembre-se de que sempre é preciso contextualizar, e não amontoar frases sem sentido.
8- Desenvolva um estilo
Há textos que permitem identificar o autor a partir do momento em que se inicia a leitura. É importante que o texto tenha a “sua cara”, permitindo que se identifique seu estilo. Não tente copiar a maneira como outra pessoa escreve, deixe fluir sua escrita até que ela traduza a sua forma de se expressar. É evidente que você terá que adaptar-se ao tema proposto: se seu estilo for leve e descontraído, deverá assumir outros ares ao abordar temas como, por exemplo, “aborto”.
9 – Estruture os parágrafos
Parágrafos muito longos tendem a ser maçantes. O cuidado com os parágrafos deve ser preocupação constante de quem está escrevendo.Se for muito longo, pode ser sinal de acúmulo ou confusão de ideias. Muito curto, pode parecer falta delas. O ideal é que sejam equilibrados, nem muito longos, nem muito curtos, e que possam expressar suas ideias de forma lógica e competente. O ideal é que, para um texto de 30 linhas, haja pelo menos 4 parágrafos. Entretanto, essa é apenas uma sugestão, não uma fórmula exata.
Outro ponto importante a ser verificado é a pontuação: a leitura torna-se muito cansativa quando, ao iniciar um parágrafo, não dividimos o mesmo em frases. Portanto, sempre que necessário, utilize vírgulas, pontos, dois pontos… o importante é estruturar bem seu texto.
10 – Enriqueça seu repertório
Manter-se atualizado e a par dos principais fatos é essencial, pois para escrever bem, é preciso conteúdo, não em termos de quantidade, mas sim de qualidade. Por isso, procure ter conhecimentos dos quais possa valer-se ao abordar os mais diversos temas. Esteja sempre atenta aos noticiários, revistas, jornais, músicas. Esteja atento às atualidades.

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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aniversário de 11 anos do Nicolas, em janeiro de 2012.

Nas cores amarela e azul, as quais nos remetem ao sol e ao mar, esse aniversário foi realizado à beira da piscina, com guloseimas, frutas, cataventos, barquinhos, pompons e cones de papel.
Parabéns, Nicolas!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A arte de gerenciar o seu tempo

Gerenciando seu tempo

O tempo é um recurso precioso que não pode ser recuperado. Empregadores de todas as áreas reconhecem isso e sabem que pessoas que usam o tempo efetivamente, também usam o dinheiro efetivamente. Isso faz do gerenciamento de tempo uma das habilidades mais valiosas no mercado de trabalho atual. Mas muito mais do que não ser preguiçoso, o gerenciamento de tempo bem sucedido é uma disciplina que requer paciência, humildade e inteligência.
1. Inicie cedo e conheça prazos
Começar um projeto cedo te dá mais tempo para planejar e permite que você lide com complicações de uma maneira mais relaxada. Isso também pode resultar em terminar mais cedo, dando-lhe uma vantagem sobre o próximo projeto. Também é importante diferenciar projetos de curto e longo prazo. Gastar muito tempo em um projeto maior e deixar um menor de lado é contraproducente. Liste objetivos diários para ambos os tipos de projeto, tendo os prazos em mente.
2. Procure conselhos e delegue funções
Você não conhece tudo. Fazer algo da forma errada porque você é orgulhoso demais para pedir conselhos não é somente tolice, mas representa o desperdício de um tempo valioso. Não importa quão complexo é o conselho, ele é mais rápido e fácil do que começar tudo de novo. Delegar tarefas salva o tempo de todo mundo. De qualquer maneira, tenha certeza de que seus delegados são qualificados e estão bem informados sobre suas funções. Ter que explicar as coisas a toda hora significa perder o tempo de todo mundo. Cheque, de tempos em tempos, se seus subordinados estão mesmo fazendo seus trabalhos.
3. Tenha um plano B
Flexibilidade é um elemento crucial do gerenciamento de tempo efetivo. Enquanto ainda estiver na fase de planejamento do projeto, antecipe os problemas antes que eles ocorram e tenha planos para eles. Dessa forma, quando eles surgirem, você estará preparado e não terá que perder tempo formulando respostas totalmente novas. E como ninguém pode prever todos os contratempos, esteja preparado para ter que mudar o caminho se for necessário.

4. Aprenda a dizer “não”
Tente analisar cada projeto por ângulos diferentes. A chave é nunca estar em pânico e sem ideias.
Não importa quão atarefado esteja e como efetivamente gerencia seu tempo, você não pode fazer tudo. Ser honesto sobre você mesmo e suas limitações é uma economia de tempo e frustração. Isso também faz de você um trabalhador mais eficaz, já que o que você rejeitar deve ir para alguém mais qualificado.
Resumindo, não queira ser autossuficiente! Fazer tudo sozinho, além de ser extremamente cansativo, pode fazer com que você deixe passar detalhes que seriam facilmente percebidos caso contasse com a ajuda de alguém! Por isso, preze sempre pela qualidade do que você faz, preservando seu trabalho e você mesmo!
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segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Formatura de Camila de Vasconcelos, Ciências Sociais, 14/01/2012.

Nas cores lilás e branco, essa decoração foi realizada no restaurante Amaranto Grill, em parceria com Maria Graefi, Rafael de Vasconcelos, Rafaela Queiroz, Leia Gurgel, Elisa Graef e Raquel Miranda.
Parabéns, Camila!!!